121 Anos do Cerco da Lapa-PR
AD/5 COMEMORA O 121º ANIVERSÁRIO DO CERCO DA LAPA
A 5ª Divisão de Exército, por intermédio do Comando da AD/5, “Artilharia Divisionária Marechal Setembrino de Carvalho”, conduziu, em parceria com a Prefeitura Municipal, no período de 5 a 9 de fevereiro de 2015, as comemorações dos 121 anos do “Cerco da Lapa” – episódio militar (Exército Brasileiro, Guarda Nacional, Polícia Militar do Paraná e voluntários) que ocorreu durante a Revolução Federalista em 1894, quando a cidade da Lapa/PR tornou-se arena de um sangrento confronto entre as tropas republicanas, os chamados pica-paus (legalistas), e os federalistas (maragatos), contrários ao sistema presidencialista de governo.
Os legalistas resistiram bravamente ao cerco por 26 dias, mas sucumbiram por falta de munição e comida.Ao todo foram 639 homens entre as forças regulares e civis voluntários, lutando contra as forças revolucionárias formadas por 3 mil combatentes.
Os restos mortais do General Antônio Gomes Carneiro, Comandante legalista, assim como outros que tombaram durante a resistência, estão sepultados no Panteão de Heróis da Lapa.
A Solenidade Cívico-Militar ocorreu na manhã do dia 09 de fevereiro de 2015, encerrando as comemorações.
Como parte das comemorações dos 121 anos do Cerco da Lapa, a AD/5 realizará uma Cerimônia Cívico-Militar no dia 09 de fevereiro de 2015, às 10:30 horas, no centro histórico do município da Lapa-PR.
As atividades comemorativas são uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o 15º GAC AP "Grupo General Sisson", sediado na Lapa-PR, conforme a programação oficial do evento.
Redes Sociais