Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias Gerais > AD/5 retorna ao antigo Quartel-General para celebrar seus 70 anos
Início do conteúdo da página

AD/5 retorna ao antigo Quartel-General para celebrar seus 70 anos

Criado: Quarta, 22 de Junho de 2016, 14h23 | Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2016, 14h23 | Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2024, 16h25 | Acessos: 1564
imagem sem descrição.

Cerimônia cívica em Praça Pública atraiu a presença do público e contou com a presença do Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, no local onde a Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) esteve sediada de 1956 a 1975.

Na manhã de 18 de junho, a Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército – Artilharia Divisionária Marechal Setembrino de Carvalho (AD/5) – reuniu seus integrantes na Praça Rui Barbosa, a mais movimentada da capital paranaense, para realizar um momento cívico que marcou o início aos eventos de celebração dos seus 70 anos de criação. Nessa praça, a partir de 1956, esteve sediado o seu Quartel-General, que, após permutas com a Prefeitura, deu lugar a um moderno centro de transporte, comércio e circulação pública a partir de 1975.

 

A cerimônia consistiu do hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Paraná e de Curitiba, de um texto alusivo e palavras de autoridades, do descerramento de placa comemorativa e de uma exposição de material, organizada pelas tropas da AD/5 e de outras organizações militares desta Capital, cuja estrela foi o moderno obuseiro autopropulsado M109A3, além de veículos e materiais de campanha existentes na Guarnição. Na exposição, aproveitou-se para orientar a população sobre o combate ao Aedes aegypti e outras boas práticas de preservação da saúde. Para o público infantil, diversas oficinas de lazer e brinquedos estiveram à disposição para a alegria da gurizada.

O Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, se fez presente, acompanhado de vereadores e membros de sua administração, que acompanharam o Comandante da AD/5, General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, na visita às instalações e no contato com a população. No próximo dia 23, a partir das 09h00, as atividades prosseguirão no atual Quartel-General da AD/5, localizado no Pinheirinho, com a inauguração de um monumento e de um selo dos Correios, palestra alusiva e formatura.

Um pacificador no século XX

A denominação histórica da AD/5 é uma homenagem ao Marechal Fernando Setembrino de Carvalho, grande autoridade militar gaúcha, com formação de artilharia, que, ao longo de sua vitoriosa carreira, atuou na construção de quartéis e fortificações no Rio Grande do Sul. Com a eclosão da Revolta Federalista em 1893, foi nomeado comandante do Batalhão de Infantaria ‘‘ Defensores da República’’, integrante da ‘‘Divisão Oeste’’, organizado para defender Uruguaiana das tropas federalistas. Foi, logo a seguir, designado interventor no Ceará, e conseguiu apaziguar a revolta envolvendo o padre Cícero Romão Batista e seus seguidores. Esteve incumbido pelo Ministro da Guerra de tratar da pacificação da luta em Palmas (Campanha do Contestado - 1914/1915). Para cumprir essa missão, comandou a 11ª RM em Curitiba-PR, unidade da qual se originaram a 5ª Região Militar e a 5ª Divisão de Exército. Sua carreira militar prosseguiu brilhante, atuando na restauração da ordem em outras revoltas pelo País, chegando a ser Ministro da Guerra. Por essas ações pacificadoras, é citado como o Caxias do século XX.

registrado em:
Fim do conteúdo da página