2ª Reunião de Coordenação do Subprograma de Artilharia de Campanha
Lapa (PR) - No dia 29 de outubro de 2024, no 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (15º GAC AP) na cidade da Lapa – PR, o Comando da Artilharia de Exército e a Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército organizaram a 2ª Reunião de Coordenação do Subprograma de Artilharia de Campanha (SAC).
Participaram do evento 5 (cinco) Oficiais Generais 7 (sete) Oficiais Superiores das Artilharias Divisionárias da 1ª, 3ª e 5ª Divisão de Exército, da Artilharia do Exército e do Escritório de Projetos do Exército.
Esses militares tiveram a oportunidade de presenciar a capacitação de pessoal e a entrega técnica de Bancadas de Testes para Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado M109 (VBC OAP M109) para 10 Organizações Militares: AMAN, 3° GAC AP, 5° GAC AP, 22° GAC AP, 27° GAC, 29° GAC AP, 4° B Log, 5° B Log, CI Blind e 15º GAC AP.
O projeto e o protótipo dessas bancadas foram desenvolvidos pelo 1º Sgt Éder Antonio Ferreira De Lima, militar do 15º GAC AP. As bancadas têm por objetivos testar os motores e como consequência diminuir o tempo de manutenção e facilitar o diagnóstico de falhas, aumentando a disponibilidade das viaturas e simplificando as manutenções.
Neste mesmo dia 29 de outubro, Alunos do programa de pós-graduação em Ciências Militares do Instituto Meira Matos (IMM), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), estavam presentes em Visita ao 15° GAC AP, o que promoveu a integração entre a Academia e o Setor de Defesa.
Ainda dentro do contexto da reunião, no dia 30 de outubro, os participantes do SAC visitaram o Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar, Organização Militar de Manutenção, que conduz o projeto de modernização das VBC OAP M109 e das VBTE Remun M992, Material de Emprego Militar de interesse do Subprograma de Artilharia de Campanha.
As atividades foram presididas pelo Gen Erb Lyra Leal, Cmt Art Ex, e pelo Gen José Julio Dias Barreto, Gerente do Programa Estratégico ASTROS, e teve por objetivos apresentar a situação atual do Programa ASTROS e do Subprograma de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro, bem como as projeções das principais atividades para o ano de 2025.
Redes Sociais