Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Tradições e Valores > Denominação e Estandarte Históricos
Início do conteúdo da página

Denominação e Estandarte Históricos

Criado: Quinta, 05 de Julho de 2018, 16h34 | Publicado: Quinta, 05 de Julho de 2018, 16h34 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2023, 15h15 | Acessos: 1179

PORTARIA Nº 284, DE 20 DE JUNHO DE 2001

Concede denominação histórica e estandarte histórico à Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército.

O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso da competência que lhe é conferida pelo art. 30 da Estrutura Regimental do Ministério da Defesa, aprovada pelo Decreto no 3.466, de 17 de maio de 2000, tendo em vista o que prescreve o art. 11 das Instruções Gerais para a Concessão de Denominações Históricas, Estandartes Históricos e Distintivos Históricos às Organizações Militares do Exército (IG 11-01), aprovadas pela Portaria nº 580 do Comandante do Exército, de 25 de outubro de 1999, e de acordo com o que propõe a Secretaria-Geral do Exército, ouvido o Centro de Documentação do Exército, resolve:

Art. 1º Conceder à Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5), com sede na cidade de Curitiba - PR, a denominação histórica “ARTILHARIA DIVISIONÁRIA MARECHAL SETEMBRINO DE CARVALHO” e o estandarte histórico, constante do modelo anexo, com a seguinte descrição heráldica:

“Forma retangular, tipo bandeira universal, franjado de ouro. Campo de azul- ultramar, cor representativa da Arma de Artilharia. Em abismo, um escudo peninsular português, mantelado em ponta e filetado de ouro; primeiro campo, de vermelho, carregado com uma estrela de prata, acompanhada de quatro crescentes acantonados, também de prata, peça contida no brasão de armas da família Carvalho; segundo campo, de branco, contendo o símbolo da Arma de Artilharia, de preto e vermelho; terceiro campo, de azul-celeste, exibindo uma paisagem de verde e marrom, característica dos campos paranaenses, ostentando um pinheiral estilizado, em suas cores, na relembrança da área dos estados do Paraná e Santa Catarina, onde hoje atua a AD/5, e conflagrada, no pretérito, pela Revolta do Contestado, uma das três regiões brasileiras apaziguadas pelo Marechal Setembrino de Carvalho, insigne Artilheiro de nosso Exército e Ministro da Guerra, que justa e merecidamente, recebeu o honroso epíteto de “o Caxias do Século XX”. Envolvendo o escudo, a denominação histórica “Artilharia Divisionária Marechal Setembrino de Carvalho”, em arco e de ouro. Laço militar nas cores nacionais, tendo inscrita, em caracteres de ouro, a designação militar da Organização Militar.”

 

 

Recebimento do Estandarte Histórico

Em 27 de setembro de 2001, o Comando da AD/5 realizou a cerimônia de recebimento do seu Estandarte Histórico. Na ocasião, o Comando da AD/5 recebeu a espada de Oficial-General e o manuscrito do livro de memórias que pertenceu ao Marechal FERNANDO SETEMBRINO DE CARVALHO, doados pelos seus netos Srª. IOLANDA MARIA FEIJÓ BITTENCOURT e Sr. FERNANDO LUIZ SETEMBRINO DE CARVALHO ALMEIDA que compareceram à cerimônia.

  

    

Fim do conteúdo da página